Blog

Você esta lendo: Como funciona o desenvolvimento de cosméticos?

Você já se perguntou como são feitos os cosméticos? Pois agora a Pack for You te explica passo a passo do nosso trabalho!

Já falamos aqui no blog como é feita a terceirização de cosméticos, mostrando como funciona o atendimento da Pack com nossos clientes. Agora, vamos explicar como ocorre o desenvolvimento de cosméticos, como nossos profissionais formulam os produtos:

1. PLANEJAMENTO

A primeira etapa é a geração de ideias a respeito do produto e quais características ele deverá conter. Nesse primeiro momento, é imprescindível realizar pesquisas básicas sobre as matérias primas a serem utilizadas e quais técnicas de formulação são as mais adequadas para a sua produção. Além disso, deve-se fazer uma pesquisa de mercado a fim de analisar os produtos concorrentes daquele em desenvolvimento, de forma a conhecer o que desperta o interesse do consumidor na hora da compra.

2. CONCEITO

Após a identificação das necessidades do mercado alvo, estas devem ser traduzidas em conceitos para a descrição do seu produto. Sendo assim, deve-se elaborar o perfil do seu cosmético com base nos atributos essenciais, levando em consideração fatores estéticos, benefícios e estratégias de marketing.

3. FORMULAÇÃO COSMÉTICA

Nesta etapa, vale ressaltar que cada cosmético apresenta componentes básicos em sua formulação, os quais geralmente não se alteram. Dessa forma, é essencial pesquisar sobre os componentes base do seu produto e avaliar quais outros ingredientes são necessários serem adicionados a formulação para garantir a inovação através das características específicas que o cosmético irá oferecer ao público consumidor. Por último, também é importante estudar e compreender as etapas de produção desse cosmético, avaliando quais maquinários ele requer para a sua fabricação.

4. PROTÓTIPO

Após a criação da formulação, é hora de criar os protótipos. Assim, pode-se avaliar a estabilidade e a funcionalidade do cosmético antes da sua produção em uma escala maior. As propriedades mais importantes avaliadas em um cosmético são: pH, viscosidade, densidade e características organolépticas, as quais garantem uma experiência agradável e prazerosa ao consumidor. Tudo isso é avaliado nos testes de prateleira, compatibilidade e transporte, de acordo com as exigências regulatórias da ANVISA.

5. AJUSTES

Após a realização dos testes, provavelmente, haverão alguns ajustes a serem feitos. De forma que a proporção dos ingredientes da formulação pode ser alterada, bem como a adição de outros componentes. Ao final dos ajustes, a nova formulação deve novamente ser sujeita aos variados testes descritos no item 4.

6. REGISTRO E COMERCIALIZAÇÃO

O processo de desenvolvimento de cosméticos é finalizado com o registro ou notificação do produto na ANVISA e posterior comercialização do mesmo após a aprovação pelo órgão regulatório. Portanto, após a implementação de todas as etapas desse processo, o cosmético é capaz de dispor de requisitos de qualidade, segurança e hipoalergenicidade.

Agora que você já sabe como é feito o desenvolvimento de cosméticos, que tal criar a sua própria marca?

Whatsapp