Blog

Você esta lendo: Quais são as certificações necessárias para a venda de cosméticos?

A Pack também agiliza o processo de documentação da Anvisa, garantindo a comercialização de seus produtos.
O mercado de produtos de beleza se expandiu muito nos últimos anos, desde os modelos industriais até os artesanais. Entretanto, para se destacar é importante comprovar sua qualidade!
Para isso, é necessário estar alinhado com a documentação exigida pela Anvisa, agência reguladora responsável pela fiscalização de produtos submetidos à vigilância sanitária, dentre eles os cosméticos.

DOCUMENTAÇÃO ANVISA
Antes de tudo, a empresa precisa procurar a VISA (Vigilância Sanitária Local) para obter a Licença de Funcionamento, também conhecida como Alvará de Funcionamento. Este documento legaliza o funcionamento das atividades de sua empresa, e garante para os clientes que o estabelecimento segue todas as normas no local de atuação.
Após esse processo, o primeiro passo para ter acesso aos serviços da Anvisa é o cadastramento de empresas no sistema. Ele é utilizado para cadastrar empresas privadas que fornecem produtos ou serviços passíveis de regulação e os usuários com vínculo de representação com essas empresas. A própria agência sanitária disponibiliza o passo a passo para realizar o cadastro.
Também é necessária a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) para que seja permitida fabricação, distribuição, armazenamento, transporte, importação ou exportação de medicamentos e insumos farmacêuticos. No site da Anvisa, é possível encontrar as etapas para realização deste serviço.
A empresa que não possuir esses documentos da Anvisa comete infração sanitária e estará sujeita à pena de advertência, interdição, cancelamento de autorização e de licença e/ou multa, de acordo com os termos da Lei nº 6.437/1977.

APROVAÇÃO PRÉVIA
Depois desta fase inicial, de aprovação da empresa em si, é preciso conferir a documentação dos produtos cosméticos.
Todo e qualquer produto cosmético precisa da autorização da Anvisa antes de ser inserido no mercado. Ou seja, cada produto deve ser comunicado e aprovado pela agência sanitária antes de sua comercialização. Para isso, existem duas modalidades de aprovação prévia: Notificação e Registro.
Aqueles sem notificação, registro ou cadastro no portal da Agência de Vigilância Sanitária são considerados irregulares e podem ser recolhidos do mercado.

SELOS DE CERTIFICAÇÃO
Outra maneira de garantir a qualidade de seu produto, é optando pelo uso de selos de certificação. Eles foram criados por algumas organizações de responsabilidade socioambiental e são uma garantia para identificar produtos naturais ou orgânicos, com embalagens sustentáveis ou que não fazem testes em animais.

O processo de certificação pode parecer complicado, mas é por isso que a Pack está à sua disposição! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos consultores.

Whatsapp