Blog

Você esta lendo: Cosméticos conscientes: a importância dos selos de certificação

Entenda a relevância que os selos de certificação apresentam para a sua marca de cosméticos e como isso pode aumentar suas vendas.

Dentre as tendências para o mundo dos cosméticos, pode-se destacar o conceito de sustentabilidade, beleza limpa e cosméticos conscientes. Em estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, apontou que 87% da população brasileira prefere empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.

Dessa forma, produtos livres de crueldade animal, com ingredientes naturais e orgânicos, veganos, livres de ingredientes polêmicos, entre vários outros fatores, estão cada vez mais em alta. E para que os clientes possam identificar essas qualidades em um produto é importante que eles tenham selos de certificação.

 

O QUE SÃO SELOS DE CERTIFICAÇÃO?

O selo é um diferencial para os consumidores que optam por produtos mais sustentáveis, servem também para assegurar a qualidade do produto, provando que foram verificados e utilizados métodos e medidas corretos para um determinado tipo de cosmético. Eles foram criados por parte de organizações a fim de garantir ao consumidor que o produto realmente apresenta os atributos de sustentabilidade. Os selos são uma garantia de que as afirmações da marca são reais, e não apenas marketing!

 

SELOS DE CERTIFICAÇÃO MAIS POPULARES

CRUELTY FREE

Garante que todos os ingredientes bem como o produto final não foram testados em animais. O termo em inglês significa, literalmente, livre de crueldade.

  • Cruelty-free da americana PETA
  • Leaping Bunny da britânica Cruelty Free International
  • Not Tested on Animals da australiana Choose Cruelty Free

 

VEGANO

Produtos livres de matérias-primas de origem animal, o que inclui também substâncias produzidas por eles, como o mel, por exemplo.

  • Vegan da americana PETA
  • Certified Vegan da americana Vegan Action
  • Vegan Society da britânica The Vegan Society
  • Vegano da brasileira SVB

 

NATURAL

Aqui entram cosméticos que não levam em suas composições substâncias como derivados de petróleo, silicone, parabeno, entre outros. O produto precisa conter no mínimo 95% de ingredientes naturais, o resto da porcentagem deve ser orgânico. Ingredientes naturais são substâncias de origem vegetal, animal (exceto vertebrados), água e sais minerais e suas misturas. Ou seja, não necessariamente são veganos ou cruelty free.

ORGÂNICO

Já nos orgânicos, entram os cosméticos que tenham pelo menos 95% de matérias-primas autenticadas como orgânicas e os outros 5% podem ser compostos por água e outras matérias-primas naturais. Devem ser produzidos com insumos da agricultura orgânica, cultivados sem uso de pesticidas ou organismos geneticamente modificados.

Geralmente, as empresas que classificam os produtos orgânicos também têm selos para certificar produtos naturais, inclusive a ECOCERT (uma das maiores empresas certificadoras de produtos orgânicos) e a nacional IBD (maior certificadora da América Latina para produtos naturais e orgânicos desde 2014).

  • ECOCERT: Reconhece as empresas cosméticas que se comprometem com o desenvolvimento de uma agricultura orgânica e sustentável.
  • USDA Organic: Significa que o produto possui 100% de ingredientes orgânicos ou contém pelo menos 95% de ingredientes orgânicos.
  • NATRUE: Tem selos para produtos naturais, naturais com porção orgânica e orgânicos.

 

SUSTENTABILIDADE

Em termos práticos, sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras.

  • FSC (Conselho de Manejo Florestal): Esse selo não está associado ao conteúdo dos produtos, mas sim à embalagem. Certifica que os papéis e embalagens usados são recicláveis e biodegradáveis, provenientes de madeira reflorestada ou outras fontes controladas. O processo produtivo também precisa ser ecologicamente adequado.
  • Eureciclo: Certificado nacional para marcas que se comprometem a investir na cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental de suas embalagens. Ou seja, a empresa está financiando a reciclagem de uma embalagem de mesma massa e grupo de material (vidro, papel, plástico ou metal). Para ter o selo, é preciso fazer a compensação de no mínimo 22% dos recipientes comercializados.

Vale ressaltar que por mais que alguns dos selos sejam de origem estrangeira, marcas brasileiras também podem aplicar para garantir essas certificações.

 

COMO OBTER ESSES SELOS DE CERTIFICAÇÃO?

Para obter o selo de certificação é necessário enviar um formulário de inscrição e documentos para as empresas certificadoras. Na maioria das vezes, esse processo é realizado diretamente no site dessas empresas e depois é feito o pagamento de taxas e a emissão do certificado.

É importante ressaltar que a emissão dos selos de certificação é um processo complexo. Dessa forma, faz-se essencial que todos os documentos estejam de acordo com os requisitos estabelecidos pela instituição concedente. Diante de quaisquer dúvidas relacionadas a esse processo, basta acessar o site da empresa certificadora desejada que você irá encontrar as orientações necessárias.

Os selos de certificação também são importantes (e podem ser um diferencial) na hora de exportar sua marca. Visto que estamos em um cenário favorável para a exportação de cosméticos, vale a pena investir! Para mais informações, continue acompanhando nosso blog.

Whatsapp