Blog

Você esta lendo: Você sabia que o cabelo envelhece?

Sim, o envelhecimento também atinge os cabelos! Descubra aqui como esse processo funciona e como minimizar seus efeitos.

Você percebeu alguma diferença na espessura ou na quantidade dos seus cabelos? Seu couro cabeludo está mais aparente? Então, você está sentindo a ação do tempo! Como tudo na vida, o nosso organismo envelhece gradualmente com o passar dos anos. E não é diferente com a estrutura capilar!

Mas se engana quem pensa que o envelhecimento capilar se resume apenas aos fios brancos. Por isso, a Pack for You te explica mais sobre esse processo!

 

O QUE CAUSA O ENVELHECIMENTO CAPILAR?

O envelhecimento capilar é um processo comum entre homens e mulheres e seus fatores podem ser naturais, genéticos ou externos:

  • Perda natural de proteínas, como a queratina e a melanina;
  • Radiação UV;
  • Procedimentos químicos, como alisamentos, tinturas e descoloração;
  • Má alimentação;
  • Exposição diária à poluição;
  • Excesso do uso de ferramentas de calor, sem protetor térmico, por exemplo: secadores, chapinhas e babyliss;
  • Doenças ou problemas hormonais.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS EFEITOS?

Geralmente, os primeiros sinais do envelhecimento capilar surgem na casa dos 40 anos, mas isso não é regra. No caso do surgimento de algum desses efeitos listados abaixo, já é um alerta para iniciar os cuidados imediatos independente da sua faixa etária.

  • Fragilidade dos fios da raiz às pontas;
  • Aumento da queda e do ressecamento capilar;
  • Fios quebradiços e/ou muito elásticos;
  • Afinamento dos fios – perda de volume pela diminuição do diâmetro devido às modificações internas das fibras capilares;
  • Surgimento de fios brancos – diminuição da melanina capilar, devido à redução da capacidade de produzir pigmentos, sejam eles mais claros ou mais escuros;
  • Redução da proliferação dos folículos capilares, os quais são responsáveis pelo crescimento dos fios.

 

COMO RETARDAR OS EFEITOS?

Independente dos sinais que o cabelo esteja enviando é recomendável se prevenir a partir dos 30 anos. Para isso, a Pack separou algumas dicas para você:

Alimentação equilibrada

Mantenha uma dieta equilibrada com ferro (carnes vermelhas), cobre e zinco (frutos do mar). É importante ressaltar que uma boa alimentação ajuda, não só os fios e o couro cabeludo, como também na saúde da pele e das unhas.

Produtos antienvelhecimento

Procure utilizar shampoos, condicionadores e máscaras com ativos anti-idade, e também nutritivos, para fortalecer a fibra capilar. Estes produtos limpam os fios com suavidade e adicionam massa às fibras mais finas, de modo a deixá-las mais grossas e com volume, além de devolverem o brilho e o aspecto saudável das madeixas.

Proteção térmica

Essa dica vale para todos os tipos de cabelo em qualquer faixa etária! Sempre aplique protetor térmico antes de usar ferramentas de calor, como secador ou chapinha. O produto vai preservar a estrutura do cabelo, evitando danificar os fios. Ele também serve como proteção aos fatores externos, como poluição e radiação UV, mas vale a pena utilizar protetores solares.

Suplementos

O cabelo é feito de proteínas e essas são feitas de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. E como dito anteriormente, a perda dessas é um dos fatores do envelhecimento capilar. Por isso, a reposição desses elementos é essencial a partir dos 30. Procure utilizar suplementos que tenham na sua composição aminoácidos, vitaminas (especialmente do complexo B) e sais minerais, com especial atenção ao ferro.

 

A Pack for You vai além da terceirização de cosméticos e oferece também informações sobre o mundo capilar para você se manter atualizado no mercado e nas tendências. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

Whatsapp