Blog

Você esta lendo: Documentos necessários para a exportação de cosméticos

Deseja expandir sua marca? Antes disso, confira os documentos necessários para a exportação de cosméticos.

Se você está pensando em expandir sua marca, aproveite o cenário favorável para exportação de cosméticos!

Já falamos aqui no blog da sobre o passo a passo de como exportar sua marca. Hoje, vamos destacar o segundo passo: a pesquisa de mercado, na qual você deve realizar um estudo profundo dos países que podem receber seus cosméticos. Pontos fortes e fracos, concorrência e cultura do país, situação econômica atual. Mas um dos pontos mais importantes é o conhecimento da legislação e as exigências do país de destino.

É importante lembrar que cada país segue uma norma, por isso, a pesquisa de mercado é essencial para a exportação de cosméticos. Apesar disso, existem documentos que você deve conhecer antes de entrar no mercado exterior, e é sobre isso que a Pack vai falar:

FATURA PROFORMA (PROFORMA INVOICE)

Documento resultante do processo de negociação entre o exportador e o importador, onde são indicados os detalhes acordados daquela compra específica, com todas as informações atinentes a ela. A emissão da Fatura Pro Forma é fundamental para o fechamento do câmbio no caso de pagamento antecipado ou modalidades que possuam carta de crédito, além de ser o documento que formaliza a negociação entre as partes envolvidas.

FATURA COMERCIAL

Documento de natureza contratual que espelha a operação de compra e venda entre o importador brasileiro e o exportador estrangeiro. Ou seja, um documento comercial que formaliza qualquer operação de compra que envolva uma empresa e operação estrangeira. Nela deve constar todas as condições de negociação entre o exportador e importador, pois servirá como base no desembaraço alfandegário tanto no Brasil como no exterior.

PACKING LIST (ROMANEIO DE CARGA)

Documento de embarque que discrimina todas as mercadorias embarcadas ou todos os componentes de uma carga em quantas partes estiver fracionada. Seu objetivo é facilitar a identificação e localização de qualquer produto dentro de um lote, além de facilitar a conferência da mercadoria por parte da fiscalização, tanto no embarque como no desembarque. Diferentemente da Fatura Comercial e Proforma, o Romaneio de Carga não possui dados financeiros, apenas os aspectos logísticos.

NOTA FISCAL DE EXPORTAÇÃO

A Nota Fiscal de Exportação é um importante documento na movimentação das mercadorias e qualquer erro referente a ela pode causar grandes prejuízos. Este documento obrigatório traz todas as informações sobre a sua mercadoria, para que ela possa circular desde o país de origem até o destino. Sendo assim, ela é primordial para realizar o despacho aduaneiro e ainda para o embarque.

INSTRUÇÃO DE EMBARQUE (IE)

A Instrução de Embarque nada mais é do que um roteiro completo do que deve ser feito, passo a passo, em um embarque internacional de importação ou exportação.

DECLARAÇÃO ÚNICA DE EXPORTAÇÃO (DU-E)

Documento eletrônico que define o enquadramento da operação de exportação e subsidia o despacho aduaneiro de exportação. Compreende informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados.

REGISTRO DE EXPORTAÇÃO (RE)

Conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria e definem o seu enquadramento.

CONHECIMENTO DE EMBARQUE

Este é um dos documentos mais importantes do Comércio Exterior, pois transmite a posse da mercadoria. Existe um documento específico para cada tipo de transporte, mas independente do modal ele serve para oficializar a contratação da operação do transporte internacional, comprovar o recebimento da carga na origem, além da obrigação de entregá-la no destino, constituindo a prova de posse e propriedade da mercadoria.

CERTIFICADO DE ORIGEM

Documento a ser providenciado pelo exportador junto às entidades específicas, que comprova a origem brasileira da mercadoria e permite a ambas as partes uma isenção ou redução de impostos decorrentes dos acordos internacionais.

COMPROVANTE DE EXPORTAÇÃO (CE)

Este documento é emitido pela Receita Federal do Brasil e comprova o efetivo embarque da mercadoria. Ele tem força legal para fins administrativos, cambiais e fiscais.

Ainda tem dúvidas sobre a documentação para a exportação de cosméticos? Entre em contato com nossos consultores!

Whatsapp