Blog

Você esta lendo: Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: qual a diferença?

Produtos “verdes” estão cada vez mais em alta, por isso, você empreendedor de cosméticos deve estar atento a todas as novidades do mercado.

Não é novidade que hábitos sustentáveis estão cada vez mais em alta na sociedade. Nesse âmbito, pode-se destacar a alta dos cosméticos naturais, orgânicos e veganos. De acordo com uma pesquisa feita pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), 32% dos brasileiros priorizam a opção vegana em restaurantes.

Na mesma frequência da alimentação saudável, o consumo de cosméticos naturais, orgânicos e veganos conquista cada vez mais espaço e adeptos. A tendência é reflexo de uma sociedade mais preocupada com os impactos ao meio ambiente e com a própria saúde. Atualmente, a maioria dos produtos ainda é dermatologicamente testada em animais, possui ingredientes de origem animal em sua composição e pode conter aditivos químicos nocivos ao organismo.

Dessa forma, para atender a demanda do mercado é importante se atualizar de suas necessidades e preferências. Por isso, investir em cosméticos naturais, orgânicos e veganos é uma ótima opção para quem deseja se destacar da concorrência!

Mas antes de tudo, você sabe a diferença entre eles?

COSMÉTICOS NATURAIS

  • Formulação com única e exclusivamente matérias-primas naturais;
  • Nenhum tipo de aditivo químico, como derivados de petróleo, silicone, parabeno, entre outros;
  • No mínimo, 5% de ingredientes orgânicos e 95% naturais.

 

COSMÉTICOS ORGÂNICOS

  • Ecologicamente correto e socialmente justo;
  • No mínimo, 95% de ingredientes orgânicos;
  • Os outros 5% devem ser água e/ou ingredientes naturais;
  • A matéria-prima deve ser, necessariamente, cultivada sem a ação de agrotóxicos e respeitando o meio ambiente.

 

COSMÉTICOS VEGANOS

Antes de tudo, é importante compreender o conceito de veganismo. Mais do que um movimento sociopolítico, o veganismo é um estilo de vida que adota a ideia de que não é justo e nem sustentável que algumas espécies de animais sejam criadas e expostas ao sofrimento, apenas para satisfazer necessidades humanas que poderiam facilmente ser substituídas por processos de produção menos cruéis.

Assim, os veganos buscam reduzir ao máximo possível o uso ou o consumo de itens produzidos a partir da exploração animal. Isso inclui a alimentação, que é a modalidade mais conhecida de veganismo, mas também outras áreas da vida, como vestuário e, é claro, beleza e estética. Dessa forma, cosméticos veganos:

  • Não possuem ingredientes de origem animal (leite, cera de abelha, lanolina, colágeno, entre outros);
  • Não deve realizar testes em animais ou qualquer outra prática de exploração e crueldade contra os animais.

Além de observar a composição de cada produto, para identificar cosméticos naturais, orgânicos ou veganos é importante conferir os selos de certificação. É dessa forma que os consumidores saberão de forma fácil e rápida qual produto atende melhor suas necessidades.

Agora que você já sabe a diferença entre esses produtos, que tal incluir alguns em sua marca de cosméticos? Fale com nossos consultores para mais informações.

Whatsapp