Blog

Você esta lendo: Tudo o que você precisa saber sobre a higiene íntima feminina

Para desenvolver os melhores produtos cosméticos voltados para a higiene íntima feminina, é preciso entender como funciona a vagina e a região!

A higiene íntima é tão importante quanto escovar os dentes e tomar banho, ou seja, deve ser um hábito diário. Além de eliminar odores, o cuidado adequado previne infecções e a proliferação de fungos, sobretudo nas mulheres, que têm anatomia genital mais recolhida. A região íntima feminina abriga um ecossistema delicado, que pode se tornar mais ou menos saudável em função de hábitos diários, alimentação, estilo de vida, alterações hormonais e outros fatores.

Cosméticos voltados a essa área têm como proposta ajudar na manutenção das defesas naturais, aliviando desconfortos. Mas é importante se atentar para selecionar o produto adequado, visto que o uso de produtos de higiene com pH inadequado e com alta perfumação podem resultar no desequilíbrio da flora bacteriana da vagina.

 

FISIOLOGIA 

A vulva é a parte externa dos órgãos genitais femininos, ela inclui a abertura da vagina, os lábios maiores e menores, o clitóris, o monte pubiano e a uretra. A vagina é o canal que conecta a vulva e o colo do útero. A limpeza deve ser feita apenas na vulva, com água e um sabonete hipoalergênico.

A vagina é uma mucosa quente e úmida e para a manter assim, é preciso manter o pH mais ácido (inferior a 4,5). Assim, ela terá defesas contra bactérias que podem ocasionar infecções. Por ser próxima ao ânus, a vagina é mais suscetível a ter mais contaminações. Para evitar isso, ela possui microrganismos lactobacillus que fazem o controle da homeostase. Eles convertem lactose e outros açúcares simples em ácido lático, acidificando a região e prevenindo a proliferação de agentes nocivos.

 

INFECÇÕES COMUNS

  • Candidíase – mais conhecida como cândida, pode causar coceira intensa, corrimento esbranquiçado ou amarelado espesso, ardor ao urinar e nas relações sexuais;
  • Tricomoníase – infecção sexualmente transmitida, causada por um protozoário chamado Trichomonas vaginalis que têm os seres humanos como únicos hospedeiros e nos homens costuma ser assintomáticos, enquanto nas mulheres quase sempre causam sintomas;
  • Infecção urinária ou Cistite – pode acometer os homens também, mas geralmente agride mais as mulheres pela uretra ser mais curta e mais próxima do ânus que os homens.

 

PRINCIPAIS CUIDADOS

  • Evitar roupas muito justas, pois elas aumentam a temperatura da região vaginal, o que pode levar ao desequilíbrio da microbiota;
  • Esvaziar a bexiga a cada três horas, porque os rins estão constantemente produzindo urina;
  • Dar preferência para calcinhas de algodão, para não abafar e aumentar a temperatura;
  • Não realizar a higienização interna com duchas, visto que a vagina é se limpa sozinha;
  • Evitar o uso de absorventes diários (no máximo, por 4 horas);
  • Optar por produtos íntimos sem cor e sem cheiro, de preferência, com ingredientes orgânicos.

 

LINHA CUIDADOS PARA O CORPO

Para você que deseja criar a sua própria marca de cosméticos, considere incluir uma linha para cuidados com o corpo e, claro, sabonetes íntimos. A Pack for You conta com profissionais para te auxiliar na hora de escolher os melhores ativos que garantam a limpeza da genitália feminina sem agredir a flora da região, diminuindo o risco de alergias e irritações, além de garantir sensação de frescor e proteção por até 24 horas. Para isso, a Pack opta pelos principais ativos:

  • Biotina: ajuda a manter a hidratação da pele, do couro cabeludo e o crescimento de fios;
  • Extrato de Bardana: ação eficiente no combate à caspa, controle de oleosidade e queda de fios;
  • Pantenol (Vitamina B5): hidrata, tem ações anti inflamatórias, maciez, sem frizz e pontas duplas;
  • Extrato de Urtiga: combate a caspa, dá brilho e ainda cresce e fortalece os fios.

 

O setor de higiene e limpeza cresceu muito na pandemia e a higiene íntima não pode ser deixada de lado! Entre para este mercado em constante ascensão e crie sua própria marca de cosméticos com a Pack!

Whatsapp