Blog

Você esta lendo: O que é Cosmetologia?

Você já ouviu falar sobre Cosmetologia? Se você ainda não sabe o que é, leia este artigo e entenda os benefícios dela para os profissionais da beleza.

A Cosmetologia é uma das áreas que mais ganhou espaço no mercado de trabalho nos últimos anos. Isso aconteceu graças ao aumento na procura por tratamentos estéticos por muitos brasileiros. Mesmo em momentos de crise, as pessoas se preocupam em manter a aparência em dia e com a saúde do corpo.

O QUE É COSMETOLOGIA?

Cosmetologia é a área da ciência farmacêutica dedicada a desenvolver, elaborar, produzir e acompanhar os efeitos e resultados de produtos cosméticos, além de realizar pesquisas e análises sobre esses produtos. Essa ciência estuda as diferentes formas e possibilidades de ação, aplicação e efeitos dos cosméticos, além de analisar como a matéria prima e seus componentes, de origem natural ou sintética, podem ser utilizados em tratamentos cosméticos.

FUNÇÕES PRINCIPAIS

  • Conservadora: proteção da pele aos efeitos da radiação solar, calor, umidade, frio e outras variáveis físicas;
  • Estética: cuidado ou aperfeiçoamento na aparência do local onde o produto é utilizado;
  • Corretiva: equilíbrio de pequenas disfunções fisiológicas e até mesmo correção de imperfeições da pele, utiliza-se de produtos cosméticos.

Desse modo, os produtos cosméticos são desenvolvidos para auxiliar no tratamento de pele, cabelos, unhas e demais partes do corpo. Do rejuvenescimento da pele, redução de rugas ao controle de oleosidade dos cabelos, existem produtos cosméticos desenvolvidos pela Cosmetologia buscando o bem-estar das pessoas.

Os resultados da Cosmetologia estão presentes no cotidiano das pessoas a todo o momento. Por exemplo, ao fazer a preparação da pele do rosto para se proteger do sol e se maquiar. Ou na tintura do cabelo, produtos de relaxamento, alisamento ou hidratação, novamente a Cosmetologia se faz presente. Produtos de duração prolongada, como perucas, apliques, remoção de pêlos, design de sobrancelhas, também são frutos do estudo da Cosmetologia.

MERCADO DE TRABALHO

O Brasil é o terceiro maior consumidor do mundo em cosméticos, ficando atrás apenas de EUA e China. O que demonstra como a sociedade brasileira tem se preocupado muito com sua aparência e bem-estar.

Sendo assim, aqueles que desejam seguir como tecnólogos, após o curso de Cosmetologia, poderão atuar como autônomos, atendendo o maior número de clientes possíveis. Além disso, também poderá atuar com uma equipe multidisciplinar. Com a especialidade na área, é possível liderar um setor em uma grande multinacional.

Como o mercado é grande, oportunidades não faltam, seja como empreendedor ou como empregado.

Se você tem interesse na produção de cosméticos, veja como este mercado está em constante ascensão. Agora, se você deseja criar a sua própria marca de cosméticos, entre em contato conosco!

Whatsapp