Você esta lendo: 10 dicas para iniciantes na indústria de cosméticos
Se você sonha em ter sua própria marca de cosméticos, mas não sabe por onde começar, leia este artigo com as principais informações que você precisa saber para dar início ao seu novo empreendimento.
O mercado de cosméticos é um dos poucos sobreviventes à crise do coronavírus. O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) cresceu ainda mais, fechando 2020 com alta de 5,8%. O que torna o momento perfeito para empreender neste mercado.
Se você tem este sonho de ter sua própria marca de cosméticos, mas ainda não se sente preparado para começar, fique atento à essas dicas para iniciantes da Pack!
Antes de definir o mix de produtos ou até mesmo o nome da marca, você deve elaborar seu projeto. E isso só é possível com uma análise de mercado aprofundada. Saiba qual o cenário atual do segmento que você deseja seguir, estude os concorrentes e conheça as tendências. Quanto mais conhecimento, mais fácil fica elaborar seu projeto e mais fácil fica torná-lo realidade!
Todo e qualquer empresa ou produto cosmético precisa da autorização da Anvisa antes de ser inserido no mercado. Por isso, é essencial que você esteja por dentro de todas as leis e normas vigentes, durante o processo de escolha de ingredientes e padronização de rótulos e embalagens.
Não tente copiar outras marcas. O mercado de cosméticos já está saturado dos produtos comuns e o seu objetivo é se destacar da concorrência. Além disso, o cliente está sempre em busca de novidades e inovações.
Para oferecer novidades aos clientes, é importante se manter informado. Uma boa forma de acompanhar as tendências, é seguir blogueiras, influenciadoras e grandes marcas nas redes sociais, ou também comparecer em eventos de moda, beleza e perfumaria.
Você não precisa ser expert em física ou química para ter sua própria marca de cosméticos. É por isso que existem as empresas de terceirização de cosméticos, como a Pack for You. Elas se responsabilizam totalmente pelo desenvolvimento da fórmula. Esse procedimento, inclusive, já é muito comum entre grandes marcas.
O e-commerce foi o grande responsável pelo sucesso de vendas de HPPC no mundo. Com o isolamento social, o e-commerce se tornou a única forma de compra tanto para o profissional de beleza quanto para a pessoa que gosta de se cuidar em casa.
Boleto, cartões de crédito ou débito, dinheiro ou aplicativo. Quanto mais opções de pagamento você oferecer, maior a gama de clientes que você vai abranger.
A embalagem e os rótulos vão ser o primeiro contato do consumidor com o produto, por isso, devem passar uma boa primeira impressão. Além disso, é importante ter um perfil visual marcante para que este seja lembrado pelos clientes.
O marketing é a melhor maneira de atingir novos clientes e expandir o nome da sua marca. Uma das dicas para fazer uma divulgação de sucesso é se dedicar ao uso de fotos e vídeos, já que o cliente não vai conseguir testar ou ver o produto de perto.
Esta indústria é muito habitada por influenciadores digitais e blogueiras com grande reconhecimento nas redes sociais. Por isso, se possível, invista nessas parcerias para impulsionar ainda mais a divulgação da sua marca.
Estas são apenas algumas dicas para quem está começando no setor de cosméticos. Se você precisar de ajuda profissional, a equipe de Pack conta profissionais especializados em cada etapa da produção.
Fale conosco para mais informações!